Notícias

CVM aprova DEX na XRP Ledger e IA em projetos de capitais

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Laboratório de Inovações Financeiras (LAB) se uniram à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) e nesta sexta-feira (1º) revelaram os oito projetos que foram selecionados para participar do Laboratório de Experimentação, Aprendizado e Prototipagem, o LEAP. Essa é uma ótima oportunidade para novas ideias se desenvolverem no mercado financeiro.

Os projetos escolhidos incluem inovações bem interessantes, como uma exchange descentralizada (DEX) que utiliza a tecnologia do XRP Ledger e também iniciativas que envolvem inteligência artificial. Vale lembrar que o LEAP começou a funcionar no final de maio e é parte do ecossistema NEXUS, que é coordenado pela CVM e pelo LAB. É um espaço gratuito destinado a criar soluções tecnológicas para os desafios do mercado de capitais. As inscrições foram abertas até 29 de junho, permitindo a participação de startups, universidades, fintechs, pesquisadores e muitos outros interessados.

Temas e projetos selecionados

Um dos desafios do LEAP foi “Integração para mercado secundário de crowdfunding”, onde três propostas se destacaram: a da B3 com um agente de integração para negociação de crowdfunding, a da VERT Capital que utiliza a DEX da XRP Ledger para otimizar transações, e a da goAssets, que criou a GoID, uma identidade financeira digital, facilitando o acesso de investidores a esse mercado.

Além disso, no desafio voltado para “Integração e transparência no mercado de carbono”, um dos projetos selecionados foi a infraestrutura para o registro e negociação de créditos de carbono feita pela B3. Para o tema “Soluções para o reporte de sustentabilidade”, foi escolhida a Nettie Zero, uma plataforma de IA que visa automatizar a regulamentação nos relatórios de sustentabilidade.

Outro projeto interessante no âmbito de “Automação para compliance regulatório” é o RegMatch, que usa processamento de linguagem natural e machine learning para interpretar automaticamente regulamentos de fundos de investimento. No tema “IA para supervisão do mercado”, a solução LOUIS, que analisa dados não estruturados, também foi eleita. Por fim, o projeto Open Suitability, desenvolvido pela Bradesco Asset Management, é focado na avaliação do perfil de investidores com base em dados objetivos e subjetivos.

A CVM ressaltou que os projetos selecionados devem estar em estágios iniciais, entre a fase de “ideação” e a criação de um protótipo funcional. Após a conclusão do programa, cada grupo participante deverá apresentar um protótipo e fornecer um relatório técnico detalhando a solução desenvolvida.

Esse mês, a CVM também fez ajustes em seu Regimento Interno com foco nas responsabilidades relacionadas a criptomoedas e ativos digitais. Isso mostra que o órgão está se adaptando a um mercado que não para de evoluir.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo